em 22 Out
  • Categoria: Boas Práticas

A melhor forma de pensar como deve ser o cadastro do produto é pensar como seu cliente.

Imagine que você é seu cliente, desta forma fica mais fácil você perceber como disponibilizar informações sobre o produto que seu cliente está buscando. O seu cliente espera ter uma experiência de compra online tão boa quanto ele teria em uma loja física e pensando nisso elaboramos este material para ajudar você a não errar na hora do cadastro do produto.

Ao abrir os detalhes do produto em sua loja virtual é possível encontrar imagens do produto, descrição, as características, opções de preço, formatos, tamanhos e cores disponíveis? Tudo isso importa para o cliente e por este motivo é indispensável que você complemente estes detalhes em cada produto que anunciar em sua loja.

Utilize imagens profissionais, de preferência para colocar imagens reais do produto, não esqueça que “Uma imagem vale mais que mil palavras” e ela é a primeira coisa que o cliente vai ver! Os consumidores estão cada dia mais exigentes então produto sem imagem, ou com imagens de qualidade ruim irão prejudicar muito as vendas em sua loja.

Evite copiar tudo da Internet, você pode adicionar as informações do fabricante se houver mas adicione também na descrição um conteúdo original, use esta descrição para falar para seu cliente os detalhes que importam para ele sobre o produto que ele está querendo adquirir. Diferente da loja física este é o espaço que você tem para "falar" com seu cliente e tirar as dúvidas dele sobre o produto. 

Coloque o máximo de informações possíveis sobre o produto que sejam pertinentes e relevantes, deixe-o satisfeito com o que ele está vendo, o consumidor não está fisicamente na loja tocando no produto então estas informações precisam passar uma impressão exata de como é o produto que o cliente vai receber se comprar online. 

Essa prática inclusive também vai otimizar a experiência de compra na loja evitando transtornos com devoluções por entregar um produto exatamente como o que o cliente tinha expectativa de receber. Vai gerar avaliações positivas sobre sua loja online e melhorar a relevância nas buscas.

Para não errar no cadastro do produto entenda a importancia de cada campo:

Título: Coloque no título do produto as principais características, por exemplo, ao invés de colocar apenas Sabonete, coloque Sabonete em Barra Perfumado de Amendoas. Evite cadastrar mais de um produto com o mesmo título utilize estas características para diferencia-lo no título.

Resumo: O campo resumo deve ser uma frase breve sobre o produto com o intuito de atrair o cliente para visualizar mais sobre o produto, veja na imagem abaixo como irá aparecer o resumo do produto cadastrado em sua loja na busca do Google para seu cliente.



Palavras chave: Adicione palavras, simples ou em conjunto sobre o produto separadas por vírgula. Essas palavras auxiliam os mecanismos de busca a indexarem seu produto e relacionarem ele com o que seu cliente está pesquisando na busca. Exemplo: Sabonete, sabonete perfumado, sabonete perfumado hipoalergênico, sabonete de amendoas, sabonete para pele oleosa. 

Estas práticas são primordiais para o SEO da sua loja (SEO é o conjunto de estratégias de otimização que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos, aqueles em que sua loja é exibida nas buscas sem a necessidade de criar anúncio pago) ferramentas de busca como o Google priorizam conteúdos relevantes ou seja, se você tiver na descrição a mesma informação que outras lojas possuem ele irá priorizar e exibir no resultado da busca a loja que tiver maior referência, se sua loja for "nova" criada recentemente isso vai dificultar ainda mais a exibição da sua loja na pesquisa.


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